.comment-link {margin-left:.6em;}

Pecado da Preguiça

From the flats and the maisonettes they're reminding us there's things to be done. But you and me, all we want to be is lazy. --- pecadodapreguica(arroba)gmail.com

Friday, December 28, 2007

Long Way Round – Viver o sonho

Dois homens, duas motas… 20 mil milhas de distância para percorrer em três emses e meio. Os amigos e actores Ewan McGregor e Charlie Boorman fizeram-se à estrada para percorrer meio mundo de Londres a Nova Iorque e documentar tudo numa série de televisão que ofereci de mim para mim este natal.

A frase que marca os primeiros episódios foi dita pela mulher de Ewan McGregor, Eve. Ela confessa que sente medo da viagem por duas razões: uma tem a ver com os perigos da estrada e que qualquer empresa deste tipo pressupõe; a outra tem a ver com o relacionamento porque nunca se sabe o que uma viagem destas faz a uma pessoa. Como me disseram no outro dia: “a distância, distancia”. Ainda assim, Eve admitiu sentir inveja e trsiteza por não poder ir também.

Pelo que sei, Ewan McGregor e Charlie Boorman já fizeram uma viagem da Escócia à Cidade do Cabo na África do Sul. O casamento de Obi Wan Kenobi ainda o é.

À saída da Ucrânia, Ewan McGregor e Charlie Boorman aceitaram um cnvite inesperad para trocar um hotel com pulgaspor uma casa de família com um patriarca especial: ele tnha sido mineiro, militar e pescador mas ganhava a vida como vendedor de electrodomésticos. A casa dele era a maior da vila e tinha armas em todo o lado. Antes de dormir, Ewan McGregor tocou “Running To Stand Still” dos U2.




Mais aqui

Thursday, December 27, 2007

As palavras dela...

“A insolência é feminina”

De todas as características femininas que admiro, a insolência parece ser a que, neste país, menos adeptos reúne. Em França, uma mulher que não tenha a sua dose de destempero arrisca a que ninguém repare na sua existência. Rapariga argentina que não tenha o nariz empinado e a resposta na ponta da língua tem o destino garantido na mais completa obscuridade social. Portugal, pelo contrário, é um dos maiores produtores de moscas-mortas do mundo. Como explicar este curioso fenómeno? Os principais responsáveis por este estado lamentável de coisas são – como sempre – os membros do sexo masculino que tudo fazem para serem deixados em paz e sossego, mas não esqueçamos as próprias seduzidas que se deixam levar na ilusão de que são amadas por serem discretas. Minhas senhoras, a sobriedade é sem dúvida uma virtude mas raramente dá felicidade porque esmaga algo a que arriscaria considerar inato em todas as descendentes de Eva: a impertinência. Sempre que perceber que uma mulher está a ser insolente não se escandalize, e muito menos a interrompa. Sorria e pense que pelo menos aquela se tornou no que sempre foi.

Publicado na Tabu, Cinco Sentidos e retirado do blog bomba-inteligente.blogspot.com

# 2007

5 singles:
Justin Timberlake – My Love
Bruce Springsteen – Radio Nowhere
U2 – Instant Karma
Interpol – Evil
Clã – Sexto Andar

4 concertos: Massive Attack ao vivo no Coliseu de Lisboa
Pearl Jam no Alive
The Who no Pavilhão Atlântico
Simon Webbe em Cascais

3 Filmes: A Estranha em Mim
Ultimato (The Bourne Ultimatum)
300

2 blogs que consulto antes do meu e-mail:osdiasuteis.blogs.sapo.pt
estranhoamor.blogspot.com



A viagem: Patagónia argentina – El Calafate – Glaciar Perito Moreno







A música (re-descoberta)PearlJam – “Black” (peixinho... dá-me lá a tua barbatana)

“I know someday you'll have a beautiful life,
I know you'll be a sun in somebody else's sky”

Sunday, December 23, 2007

“To someone special”

A Hilary Duff já fez uma versão, a Jamelia, os Manic Street Preachers e os Travis. Até o Crazy Frog tem uma leitura especial do tema. Os Clã também já a cantaram e agora, os Coldplay.

Feliz Natal!



www.coldplay.com

Saturday, December 22, 2007

Merry and Bloody Christmas

Friday, December 21, 2007

"Hold Still"











(Lago Argentino - El Calafate - Patagónia argentina)

Thursday, December 20, 2007

Ora então como é que eu explico isto sem ser demasiado óbvia?

Uma manhã destas entro num dos meus locais de trabalho e vejo uma mítica figura feminina da nossa televisão. Uma figura que apresentava o "Casa Cheia" e lotarias e mais não sei o quê. Claro que sou uma pessoa sigilosa e não me vou chibar acerca da sua identidade. Digamos que não é a pessoa que penso encontrar logo às oito da manhã em plena sala de reuniões e culpei a minha privação de cafeína vai para mais de um ano por aquilo que só podia ser uma miragem. Esfreguei os olhinhos mas ela continuava lá, com um sorriso de um brilho que até podia vazar uma vista. Mas o verdadeiro momento épico foi quando o telemóvel dela começou a tocar e a música que ecoava pelo corredor ainda sem rebuliço era esta:

Wednesday, December 19, 2007

Socorro! É Natal!

A minha casa está toda desarrumada. Para onde quer que vá, há um embrulho, um papel perdido, um laço espalmado, um saco cheio de sabe-se lá do quê. As compras estão quase feitas. Faltam uma ou duas. Vá … três ou quatro. Não gosto de nenhuma. Depois, há os embrulhos para fazer. “Olha! Papel verde de alumínio para os presentes… como naquela aula de trabalhos manuais em que tive de fazer anjos!”. À medida que faço os embrulhos, começo a lembrar-me que os anjos não ficaram grande coisa. Hoje salvou-me uma sangria de champagne. E sobre os embrulhos… é para rasgar, é para rasgar. Feliz natal.

Monday, December 17, 2007

Ao menos não é a cantilena de Natal dos Wham



Bo Pepper - "I Haven't Got You Anything (This Christmas)"

Friday, December 14, 2007

Ontem beijei uma divindade. Era maciozinho.




O diálogo propriamente dito durou talvez nem um minuto, mas não faz mal. Terry Jones está velho mas não parece um avôzinho (ainda transportaria um filho dele no meu ventre se ele me pedisse com jeitinho), é uma lenda viva mas não tem tiques de vedetismo, é divertido mas não é um palhaço. Esteve ontem na FNAC para meia hora de conversa franca com um auditório em clima de concerto rock e mostrou como os verdadeiros rasgos de genialidade chegam das pessoas mais simples. Citando a expressão da moda, é um porreiro. Explicou que usa o relógio de pulso na presilha do cinto e não no braço porque não quer ser escravo do tempo, contou que vestido de mulher fica perturbadoramente igual à mãe dele, que uma vez o Art Garfunkel lhe deu coca mas isso só o deixou com o nariz frio, que ficava sempre com os papeis que os outros Python não queriam, que quando fez de eremita em "A Vida De Brian" só tinha "vestida" uma barba gigante que a senhora dos figurinos lhe prendeu à piloca e que isso fez com que desse as ordens de realizador completamente nu até que o John Cleese o alertou para esse facto. E ainda guinchou um "he´s not the Messiah, he´s a very naughty boy", para rejubilo de todos os presentes.

Depois dos autógrafos, uma das minhas entidades empregadoras apresentou-nos. Foi cordial, preferiu os dois beijinhos "portuguese style" ao aperto de mão e assinou a minha action figure do Mr. Creosote. E depois foi jantar, que às divindades também lhes dá a larica.


(para relato e fotos, o Markl ajuda)

Parabéns!


“The 2008 inductees are trailblazers – all unique and influential in their genres,” said Rock and Roll Hall of Fame Foundation President and CEO Joel Peresman. “From poetry to pop, these five acts demonstrate the rich diversity of rock and roll itself. We are proud to honor these artists and celebrate their contribution to rock and roll’s place in our culture.”

The performer inductees are:

Leonard Cohen
The Dave Clark Five (Dave Clark, Lenny Davidson, Rick Huxley, Denny Payton and Mike Smith)
Madonna
John Mellencamp
The Ventures (Bob Bogle, Nokie Edwards, Gerry McGee, Mel Taylor, Don Wilson)

Wednesday, December 12, 2007

Transportes públicos ROCK!



Cenário: fim de tarde, autocarro 2 da Carris na direcção Bairro da Serafina. Velhotas de cabelo armado e casacos feitos em borboto empurram tudo e todos em busca de um lugar para si e para os seus quinze sacos de plástico a transbordar ninguém sabe do quê. Duas das velhotas encetam uma conversa de circunstância sobre os temas que mais amam: a vidinha, as dores e as doenças. Uma delas quase não tem voz, mas isso não impede as dignas idosas (cada uma sentada de um lado do autocaro) de conversarem. Mas, de facto, é difícil ouvir a senhora afónica:

- "Então já está assim há muito tempo?"

- "Já há algumas semanitas, sim."

- "Pois, agora o tempo não ajuda porque está mesmo muito frio."

- "Muito, é Inverno. Muito frio."

- "Ai, isto de estar doente custa muito!"

- "Erm znherg ferg gnhuc."

- "Hã?"

- "Erm znherg ferg gnhuc."

- "Diga?"


A velhota de voz sumida bem se esforça, mas de facto era quase impossível ouvi-la, especialmente ao longe e num autocarro que solovanca ritmadamente. Depois de mais alguns "hã?" e "o quê?!", uma terceira velhota estrategicamente mais bem colocada resolve ajudar na conversa e reproduzir alto e bom som (aos berros, portanto) aquilo que a afónica dizia:

- "ESTÁ A DIZER QUE LHE CUSTA TANTO QUE PREFERIA MORRER, ATÉ PENSA EM SE MATAR. PENSA NISSO TODOS OS DIAS. EM MATAR-SE".


Fez-se silêncio entre as velhotas. E seguiram falando da novela. Parece que a Alexandra Lencastre faz de má e está muito magrinha.


Non stop

Quando os prazos de entrega se atropelam uns aos outros, já dou para mim a adormecer em brainstorms (true strory) e a vaga de "mas escreve só mais isto" parece não ter final à vista... esta é a música que automaticamente o meu cérebro escolhe para acompanhar a epopeia sem fim. Felizmente, é só a música que ecoa. Se fosse também o vídeo acho que me podia provocar uma ou outra insónia.



(e o que eu sofri quando vários anos mais tarde descobri que "aquele cão branquinho muito lindo que voa" era afinal um dragão. Digno de descobrir que o Pai Natal não existe ou que o meu primo não me roubava mesmo o nariz)

Saturday, December 08, 2007

por esse universo fora



I've just seen a face,
I can't forget the time or place
That we'd just met, she's just the girl for me
And I want all the world to see we've met
Na na na na na na

Had it been another day
I might have looked the other way
But I had never been aware
And as it is I dream of her tonight
Na na na na na na

Falling, yes I am falling
And she keeps calling me back again

I have never known
The likes of this, I've been alone
And I have missed things and kept out of sight
But other girls were never quite like this

Monday, December 03, 2007

Disclaimer (aviso!)

Sunday, December 02, 2007

Santiago, Chile – 8 de Novembro


“Tengo fé en Chile y su destino” - Allende

O dia começa no campo de batalha frente ao palácio La Moneda. Salvador Allende é o protagonista do primeiro golpe trágico a um “11 de Setembro”. Pinochet (militar) contra Allende. Ganhou o militar por desistência do médico. Suicídio ou assassinato? Ninguém sabe responder à pergunta. Dizem que o único legado bom de Pinochet são as estradas.

O segundo campo de batalha do dia é na Plaza de Armas onde os colonos que fundaram Santiago resistiram aos índios Mapuche. Locais – 80000; Visitantes – 150. A pólvora falou mais alto. Ganharam os colonos.

Terceira batalha do dia: Pisco Sour, a bebida típica do Chile. Dá um valente coice. Pisco sour – 1; Patrica – 0.