.comment-link {margin-left:.6em;}

Pecado da Preguiça

From the flats and the maisonettes they're reminding us there's things to be done. But you and me, all we want to be is lazy. --- pecadodapreguica(arroba)gmail.com

Saturday, February 19, 2005

And the Oscar goes to…

Espero eu que para “Hotel Ruanda”.



Acho que os óscares são um voto de simpatia e de júris comprados, mas ainda assim, é um prémio relevante para a opinião pública. E dos nomeados não reza a história. “Hotel Ruanda” concorre nas categorias de melhor filme e melhor actor. Espero que ganhe nas duas. Melhor filme porque ele é um peso na consciência social do chamado “mundo desenvolvido” que deixou o Ruanda ao abandono em plena Guerra Civil e que acabou com uma luta de irmãos que fez um milhão de mortos. Quanto ao óscar de melhor actor… Don Cheadle está soberbo. No grande ecrã ele é Paul, gerente de um hotel de 4 estrelas que, em pleno caos militar consegue salvar quase 1300 compatriotas. Fui na sexta feira ver este filme. Semana de estreia. Pensei que a sala enchesse. Devímos ser quinze. Senti vergonha alheia.

Este filme devia ser obrigatório nas aulas de história do mundo tal como “A Lista de Schindler”, “O Resgate do Soldado Ryan”, “Platoon”, entre outros. A Guerra é isto mesmo. O Ser humano … o ser humano consegue ser muito cruel. Se a Academia optar por premiar a história de um magnata da aviação, ou de um pugilista na reforma e de uma mulher que quer realizar um sonho, aí sim, está provada a minha teoria de que é tudo por simpatia.

Todas as outras histórias merecem prémios… mas se calhar a seu tempo. Acho que Ray Charles deveria ter sido homenageado em vida. O senhor que nos faz sonhar com a “Terra do Nunca” também é merecedor de louvores por manter um hospital à conta dos direitos de autor de “Peter Pan”.

Mas Paul Rusesabagina também. Ele é um herói de Guerra. O meu óscar está entregue. Obrigado Don Cheadle e Terry George por terem feito este filme. Esta memória não pode ser apagada. É dolorosa demais.

2 Comments:

Blogger paulo rico said...

Não vi, mas já me abriste o apetite...

11:37 pm  
Blogger Joana said...

pois eu vi hoje o filme e a sala estava composta.
pensei que era difícil gostar de um filme assim. mas adorei! :)

10:01 pm  

Post a Comment

<< Home