.comment-link {margin-left:.6em;}

Pecado da Preguiça

From the flats and the maisonettes they're reminding us there's things to be done. But you and me, all we want to be is lazy. --- pecadodapreguica(arroba)gmail.com

Monday, February 07, 2005

E o candidato a filme da minha vida é… Adeus Lenine!



Ainda estou a flutuar à conta de “Adeus Lenine!”. Vi este filme alemão no fim de semana e acho que consigo articular muito pouco. Amor de mãe. Amor de filho. Não há revoluções injustas mas há muita injustiça depois da revolução. Esta história de um filho com espírito revolucionário que quase provoca a morte sem o querer tocou-me. Alexander… Alex… herói da revolução.

Quando confrontado com o coma da mãe dias antes do final da República Democrática Alemã, ele muda com os ventos de Oeste porque a isso é obrigado. Oito meses depois da revolução, a mãe acorda com uma linha de vida muito ténue. É preciso mantê-la. Então começa a odisseia de Alexander que consegue criar num quarto toda a RDA já esquecida e engolida pelos valores do Ocidente depois da queda do Muro da Vergonha em Berlim, facto histórico que a mãe desconhece.

A mentira torna-se realidade para ele, para ela e para a família que passa a viver num país que afinal criou a Coca-Cola, acolhe refugiados do Oeste e é governado por um antigo cosmonauta que decide abrir as fronteiras e unificar a Alemanha. Em plena campanha eleitoral no meu país, gostava que alguém me criasse um Portugal diferente à escala do meu quarto só para ser um bocadinho mais feliz.

8 Comments:

Blogger P said...

Minha amiga,

Beijo-te. O filme é um hino á vida. Mai'nada. Adoro. Comprei o DVd edição especial e com isso tive um vislumbre de felicidade. Filmalhaço.

3:38 pm  
Anonymous Anonymous said...

O gajo é bom.

6:11 pm  
Anonymous Anonymous said...

o gajo é bom.

6:12 pm  
Anonymous Anonymous said...

Esse filme é lindíssimo. A Prova que cinema europeu está aí para ficar.

7:58 pm  
Blogger paulo rico said...

Que grande filme. Talvez comovente seja o melhor adjectivo. Mas há mais e todos bons...

10:51 pm  
Blogger JP said...

Também pasmei simplesmente com esse filme! Muito muito oranginal (para fazer publicidade à casa ;)) e devia ser mostrado a todos os jovens antes de se inscreverem no PCP :P (just kidding).

Essa do "Portugal diferente à escala do meu quarto" é muito perigosa, Patrícia, dada a muitas interpretações maldosas :)

5:06 pm  
Blogger inês said...

fenomenal, esse filme. em todos os aspectos: objectividade, criatividade, sensibilidade, musicalidade... também adorei!
inês

6:01 pm  
Blogger Tamia said...

Só é pena que o filme só esteja agora a ter o êxito que merece!
è daqueles filmes lindos q estão sempre emprestados!

6:55 pm  

Post a Comment

<< Home