.comment-link {margin-left:.6em;}

Pecado da Preguiça

From the flats and the maisonettes they're reminding us there's things to be done. But you and me, all we want to be is lazy. --- pecadodapreguica(arroba)gmail.com

Wednesday, February 09, 2005

As desculpas não limpam o passado…



… mas sabe bem ouvir. Por mais tarde que seja. Hoje, o governo britânico pediu desculpa aos “McGuire Seven” e aos “Guilford Four”. Gerry Conlon foi a voz activa pela reposição da verdade. Não foi ele quem matou sete pessoas com uma bomba num pub de Londres em 1974. Não foi ele, nem foi o pai, Giuseppe Conlon. Foram condenados a prisão perpétua. Pensavam que eram do IRA e obrigaram-nos a confessar-se como tal sem nunca o serem. Até à morte do pai, Gerry deixou-se levar pela vida na prisão. Mas quando Giuseppe morreu, o filho nunca mais se calou… em nome do pai.

Se por acaso a história vos parece familiar, pois bem, é ela que serve de base ao argumento do filme “Em Nome do Pai” de Jim Sheridan de 1993 com Daniel Day Lewis no papel principal. Na pele de Gerry Conlon. Ao longo de 15 anos, este homem injustiçado esteve preso e viu o pai morrer, doente, numa cela de prisão. Inocente. Hoje, Tony Blair falou à nação e pediu desculpa. “Desculpem… foi um erro da justiça britânica”. Ainda assim, nada apaga a história.



In The Name Of the Father (Bono Vox, Gavin Friday, Maurice Seezer)
In the name of a father
And his wife the spirit
You said you did not
They said you did it

In the name of justice
In the name of fun
In the name of the father
In the name of the son

1 Comments:

Blogger João Nazaré said...

E o que eu tenho a agradecer os teus comentários regulares e sinceros? Ah pois é! Lindos. Ainda bem que nos vamos encontrando.

11:09 pm  

Post a Comment

<< Home