.comment-link {margin-left:.6em;}

Pecado da Preguiça

From the flats and the maisonettes they're reminding us there's things to be done. But you and me, all we want to be is lazy. --- pecadodapreguica(arroba)gmail.com

Wednesday, December 28, 2005

Pecado da Preguiça: a blogar desde 1919

Ou nem tanto. Na verdade, é só desde há um ano para cá. Com a patrica de férias a gozar as delícias de passar os dias em pijama e fazendo por ignorar a existência da Internet (e faz ela bem), cabe-me a mim assinalar a solo o primeiro aniversário deste blog.

O Pecado da Preguiça foi uma daquelas histórias clássicas em que se cria um monstro sem dar por isso. A verdade é que agora olhando para trás acho que isto só resultou porque nunca teve a ambição de servir para nada. O nome não quer dizer nada – baseia-se única e exclusivamente na premissa inicial de acharmos que íamos ser demasiado preguiçosas para actualizar isto convenientemente. Nunca teve um grande tema ou uma grande congruência – já serviu para falarmos de filmes, massacrar com letras de músicas, chorar mágoas e tentar a piadola. Não serve para nos promovermos nem para mostrar grandes tiradas literárias que mereciam mais do que a gaveta. Serve só para sabermos que está lá. Que é um tentáculo bizarro do que nos vai na cabeça, algures no vácuo da Internet.

Nunca fui pessoa de escrever em diários. Perdia a paciência com facilidade. Ainda hoje tenho em casa da minha mãe a rebolar meia dúzia de blocos daqueles com folhas de cheiro e cadeado. Duas ou três páginas estão escritas, as outras permanecem imaculadamente brancas. Daí ser muito estranha a relação que eu tenho com este blog. Por um lado, é uma espécie de caderno de desabafos, escritos muitas vezes atabalhoadamente e sem pretensões absolutamente nenhumas. Mas por outro, o facto de saber que vêem aqui pessoas ler obriga-me a uma certa regularidade – que acaba por me fazer bem, como se eu fosse obrigada a desabafar para não remoer até à exaustão. É uma mistura bizarra entre o privado e o público: eu sei que o que aqui vem parar é lido (e gosto que assim seja), mas muitas vezes gelo quando alguém me diz “andei a ler o teu blog”.

Mais de onze mil visitas mais tarde (só desde que está o contador, que foi colocado por volta de Março), já não sei bem o que pensar deste Pecado da Preguiça. O melhor será não pensar nada. Pelo menos tem resultado até agora.


PS: Obrigada, Sam. Sempre atenta. Este post estava em produção quando vi o teu comentário.

8 Comments:

Blogger Folha de alface said...

E de hoje em diante o "pecado" tem mais uma visitante, ou melhor, uma "preguiçosa" que vos segue atentamente.

3:33 pm  
Blogger Sara said...

Este pecado de ler blogs alheios 3 vezes por dia à procura de posts novos começa a tornar-se um vício...

5:29 pm  
Blogger Sam said...

Belo discurso!
Também tenho uma coisa para dizer sobre diários.

6:44 pm  
Blogger Elora said...

Parabéns!

7:11 pm  
Blogger abox said...

e que continue!! pois gosto muito de vir cá ler-vos! ;)

8:05 pm  
Blogger nspfa said...

Espero não ter chegado tarde à festa do aniversário de um dos blogues que mais aprecio. Eu nem sou muito preguiçoso e nem acho que chegar atrasado seja fino.

Não me posso espalhar muito no comentário senão dá uma coisa gigante. Limito-me a pedir para não desistirem deste projecto, ou monstro como lhe chamas. Até porque se "não serve para nada" também não vem mal nenhum ao mundo por continuar! Nenhum politico influente se vai dedicar de corpo e alma ao encerramento do pecado da preguiça, por isso basta continuar a "massacrar" com letras de música, tentar não verter muitas lágrimas e manter a piadola. Vá lá, não custa nada.

E pronto, já disse o que queria. Deixo um beijinho pa ti e outro pá patrica, mais os habituais parabéns e acrescento um muito obrigado pelos momentos bons que já aqui passei.

9:24 pm  
Blogger Postcards from Portugal said...

Parabéns! Gosto muito do vosso blog.

10:12 am  
Blogger Empregado de balcão said...

Um ano a escrever preguiçosamente o que vos vai na alma. Parabéns!

5:56 pm  

Post a Comment

<< Home