.comment-link {margin-left:.6em;}

Pecado da Preguiça

From the flats and the maisonettes they're reminding us there's things to be done. But you and me, all we want to be is lazy. --- pecadodapreguica(arroba)gmail.com

Tuesday, October 18, 2005

Caiu-lhes mesmo alguma coisa na pinha: o epílogo

Eu não queria. A sério que não. Não estava de todo nos meus planos achar um livro do Astérix uma fumegante pilha de esterco. Mas a verdade é que Uderzo perdeu mesmo a cabeça - e não digo isto no gozo, estou mesmo a considerar que o senhor ficou senil.
A história é inexistente, as ousadias (que poderiam até ser interessantes se bem defendidas) ficam-se pelo ridículo, as páginas seguem-se sem detalhe, sem propósito, sem humor. O título criava alguma antecipação: pela primeia vez, os gauleses iam ser confrontados com a queda do céu nas suas cabeças, a única coisa que lhes causa pânico e da qual os romanos até poderiam tirar alguma vantagem. A ideia acaba por nem ser explorada e o título do álbum podia facilmente ser outro.
Passado o choque inicial, até poderia ter dado o benefício da dúvida à tal invasão de extraterrestes. Mas como justificar um tal de "Abelhita", filho bastardo fruto de uma orgia entre a Abelha Maia, o Rato Mickey e o Teletubbie roxo? E como perceber que raio fazem Super-Homens por todo o lado?
O livro pretende ser uma homenagem ao irmão de Uderzo e ao Walt Disney. Umas florzinhas frescas na campa tinha sido melhor. Quanto ao Uderzo, o melhor é largar a tinta da china, pôr uma manta nas pernas e ir ver televisão. Sossegadito. Antes que no próximo livro o Astérix apareça vestido de morcego.

PS: Ontem li de enfiada "Astérix Legionário", "Astérix e os Godos", "Volta À Gália" e "Astérix, o Gladiador". Única maneira de conseguir voltar a ter respeito por menires e javalis.

3 Comments:

Blogger Irwan Hartanto said...

Hi, how did you put MakePovertyHistory.org banner like that? Its COOL! Can you show me how?

9:36 am  
Blogger SR said...

Olá, Meg. Acredita que não faço esta crítica destrutiva só por fazer. Eu esforcei-me página após página para mudar de opinião. Cresci a ler Astérix e o arrastar pela lama da mediocridade de um dos simbolos da minha infância é coisa que me custa. Mas lê o livro e tira as tuas conclusões. Não vale os 10 euros que custa, mas em 20 minutos de FNAC tens o álbum lido. Não tem propriamente sumo que faça a sua leitura demorar mais do que isso.

4:37 pm  
Anonymous Anonymous said...

Li. E reli.
É mau demais, mesmo sendo um tributo ao Disney, ele não pode fazer o que fez. É mau demais, é infeliz nos desenhos dos novos personagens, a aventura é inacreditável, o argumento é uma palhaçada que não conquista nem os fãs da faixa trintota nem os mais jovens que - melhor que os graúdos - eliminam nas primeiras páginas o absurdo e desinteressante.
Quem quer histórias com "super" e "anti-super", "clones" e "armas secretas mais potentes do Universo" não lê Astérix.
Lê Marvel, para ser simples e objectivo. E lê, ou vê, com qualidade, sabendo o que vai encontrar.
O céu caiu-lhe mesmo na pinha e ele nã se apercebeu...
Ou será que quer vender os direitos à Disney e esta é uma forma de lá chegar? Mais valia dizer:"comprem-me esta merda que já não tenho pachorra. Quero é dinheirito para calçar as pantufas".
O que ele não sabe é que, depois disto, as acções devem valer menos uns euritos.

4:23 pm  

Post a Comment

<< Home