.comment-link {margin-left:.6em;}

Pecado da Preguiça

From the flats and the maisonettes they're reminding us there's things to be done. But you and me, all we want to be is lazy. --- pecadodapreguica(arroba)gmail.com

Friday, March 27, 2009

Powerful Magic Radio


Já aqui tenho falado dele. Stuat McLean, personalidade da rádio do Canadá que há 10 anos conta as histórias do Vinyl Café, uma loja de discos em segunda mão numa pacata cidade canadiana com o lema “We’re Not Big But We’re Small”. As apresentações foram-me feitas pelo meu bom amigo NM, sempre actualizado nestas coisas de podcasts e programas de qualidade no estrangeiro.

Em noites solitárias como as de quinta-feira graças a prazos alheios para cumprir, actualizo os podcasts que subscrevo e o do Stuart McLean é sempre o primeiro a ecoar na sala.

Televisão apagada, luzes no minimo, atenção no máximo para ouvir as histórias de Dave, o pai, Morleigh, a mãe, Sam e Stephanie, os filhos que completam a família feliz que vive na maginação de Stuart McLean.

Mas ontem, não foi a história da ida de Dave à mercearia que me fez sonhar. Há dez anos que Stuart McLean anda em digressão com o Vinyl Café. Pelo Canadá e pelos Estados Unidos. Uma das primeiras paragens há uma década foi em Minnedosa, Manitoba, Canadá. As viagens eram feitas numa minivan com um banda que tinha um pianista que se viu sem piano na sala onde deveriam actuar. A organização sempre muito solícita disse-lhes para irem jantar que íam arranjar um piano. A história de como o conseguiram para essa noite é demasiado longa e, por isso, a equipa do programa de rádio itinerante comprometeu-se a angariar fundos para comprar um piano para Minnedosa.

Na digressão de 1998, a equipa do Vinyl Café pediu donativos por todas as salas onde passou. Só moedas, para que todos pudessem dar. Stuart McLean disse que pedia com mais força nas cidades que pareciam precisar menos dos trocos. Em Ottawa, conseguiram 1300 dólares. O piano foi comprado e entregue em Minnedosa. Dez anos depois, a mesma equipa que pediu pelo teclado foi à mesma sala onde tudo começou para rever os amigos que fizeram. Na lista de agradecimentos pelo piano e que estava por ordem alfabética lia-se:

“Thank you to the Audiences of The Vinyl Café”.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home